O nome do estúdio é uma brincadeira com o nome de Toriyama, "tori" que significa "pássaro" em japonês.
Toriyama criou a Bird Studio porque ele queria, acima de tudo, ter alguma independência, e é lá que ele faz quase todos os seus mangás. Seu assistente, Takashi Matsuyama, faz principalmente panos de fundo.
E foi nesse estúdio que Akira Toriyama fez o mangá Dragon Ball com as editoras Kazuhiko Torishima, Yū Kondo e Fuyuto Takeda para Shueisha.
Além de mangás, Toriyama fez neste estúdio alguns modelos de aviões de guerra para a empresa de brinquedos Fine Molds Company, de seu amigo Kunihiro Suzuki. Ele também fez um modelo de carro eletrônico chamado Qvolt, para a empresa CQ Motors, onde só existem 9 desse modelo em todo o mundo, mas que é muito vendido em formato de figurinhas no Japão.
Carro Qvolt |
O estúdio não tem sido muito ativo após o fim de Dragon Ball em 1995, e tem feito apenas histórias curtas como Cowa! (1997-1998), Kajika (1998-1999), SandLand (2000), Neko Majin Z (1999 -2005), Kintoki (2010), e Jaco, o Patrulheiro Galáctico (2013). Dragon Ball Super (2015) é feito no estúdio da Toei Animation.
Abaixo, algumas imagens antigas de Toriyama na Bird Studio.
Abaixo, algumas imagens antigas de Toriyama na Bird Studio.