15 de janeiro de 2020

Criador de Pretty Face, Yasuhiro Kano, fala sobre o impacto que Dragon Ball teve na sua infância



Criador de Pretty Face, Yasuhiro Kano, fala sobre o impacto que Dragon Ball teve na sua infância. Entrevista e ilustração foram publicadas na "Dragon Ball Children Volume 8" em julho de 2003. Confira tradução:

"Uau! Olha que bonito isto!"

Os belos cenários. E, desenhado no meio, o garoto tão fofo que imediatamente chamaria sua atenção, Goku. Quando as cores da primeira página do primeiro capítulo chegaram aos meus olhos, o tempo parou para mim por um bom tempo.

Dali em diante, fiquei fascinado por esse grande conto de aventura. Essa obra, um verdadeiro tesouro de encantos, era algo que eu ansiava muito a cada semana que eu mal podia esperar. Oolong, Mestre Kame, Kuririn... sempre que o grupo de aliados crescia, eu ficava empolgado para saber o que ia acontecer depois, e sempre que um inimigo poderoso como Vegeta, Freeza ou Cell aparecia, eu mal podia esperar para ver Goku derrotá-los. Mesmo agora, lendo novamente, não desapareceu nem um pouco; Sinto o mesmo de antes. Mesmo enquanto estou lendo, mal posso esperar pela próxima cena.

Para mim, o apelo de Dragon Ball era seu mundo completamente realizado e a individualidade encantadora dos personagens. Foi divertido só de olhar para a paisagem que aparecia, os carros, as naves espaciais e coisas do tipo. Mas eu não estava satisfeito com isso e pensava: "Seria bom se eu pudesse desenhar algo assim", então passei muito tempo copiando-os. Pensando bem, pode ser que meus sentimentos de querer desenhar, e meus sentimentos de que desenhar é divertido, tenham começado com Dragon Ball.

Depois, há os personagens. Qualquer personagem que aparecia era tão adorável e atrativo que era impossível não gostar deles. Além disso, tudo o que eles faziam era interessante. Mesmo os inimigos, que normalmente sentiam nojo de você, tinha algo de agradável neles, o que é estranho. Entre eles, acho que o trio Goku, Bulma e Piccolo são os meus 3 personagens favoritos de qualquer mangá que eu conheço. Bulma, que sempre foi alegre e fofa, é a minha imagem de heroína ideal, e Goku, que nunca decepcionou você, não importa o que aconteça, é o tipo de protagonista que eu admiro. E também há Piccolo, que como vilão, era mais forte do que qualquer um, e mesmo depois de se tornar um aliado, era mais confiável do que qualquer um. Ainda não consigo esquecer o choque que senti quando ele morreu após se jogar na frente de Gohan para protegê-lo. Acredito que ele continuará sendo meu personagem favorito número um de agora em diante.

O que chamamos de mangá é uma personificação das imagens que tem na cabeça do criador. O que você pode sentir durante a primeira metade de Dragon Ball é o quão grande e abundante são as imagens na cabeça de Toriyama-sensei. É ilimitado. Sinto isso mais fortemente, agora que estou na posição de desenhar meu próprio mangá. E, além de abundante, também é consistente. Acredito que é justamente por isso que, mesmo agora, anos depois de concluído, em vez de desaparecer, na verdade parece extremamente recente e transbordante de apelo.

Não importa quando, e não importa o que, sempre vai me fascinar. Dragon Ball é esse tipo de obra.

Guias

Categorias