26 de novembro de 2019

[Entrevista] Mangaka Who’s Who – Akira Toriyama




Tradução de uma das primeiras entrevistas de Akira Toriyama. "Mangaka Who’s Who – Akira Toriyama" foi publicada pela revista Pafu, em 1980. Confira!

Who's Who in comics 14
Explodindo em popularidade com sua primeira serialização, Dr. Slump, a jovem promessa que se tornou o centro das atenções em um piscar de olhos
Akira Toriyama

Dê-nos um breve resumo sobre seu perfil

Toriyama: É o meu nome verdadeiro. Nascido em 05 de abril de 1955 (25 anos). Depois de terminar o ensino médio, trabalhei como designer em uma agência de publicidade. Assim que saí, fiquei um ano sem fazer nada em particular. Aos 23 anos, desenhei minha primeira história em quadrinhos; posteriormente enviada, naturalmente rejeitada. Foi ai que eu conheci o meu atual editor, o que nos traz até a data de hoje. Eu envio meus manuscritos pelo correio aéreo do interior de Aichi.

1. Sua motivação para começar a desenhar quadrinhos

Toriyama: As ilustrações que eu ocasionalmente desenhava como um trabalho de meio período eram muitas das vezes coisas que eu não queria desenhar, então meio que foi uma reação a isso.

2. Pessoas ou obras que influenciaram você em seus quadrinhos

Toriyama: Conscientemente, eu acho que não fui influenciado por alguém em particular. Apesar de realmente parecer que fui influenciado por algumas pessoas. Talvez no inicio com Astro Boy, de Osamu Tezuka-san.

3. O que você queria ser quando era criança?

Toriyama: Eu sou burro, então eu esqueci.

4. O que você teria sido se não tivesse se tornado um cartunista?

Toriyama: Um ilustrador de terceira categoria perambulando pela natureza.

5. Altura, peso e visão

Toriyama: 173 cm. 60 kg. 0,2 [20⁄100] em ambos os olhos.

6. Cores favoritas

Toriyama: Tons de azul, eu acho.

7. Esportes favoritos

Toriyama: Beisebol, tênis de mesa, etc...Embora eu não os jogue atualmente.

8. Você assiste filmes com frequência? Que tipo de filme você gosta?

Toriyama: Eu assisti a alguns recentemente mas agora parei de me incomodar, a menos que seja algo de que todo mundo está falando (o cinema está longe pra mim!).

9. Que tipos de livros você lê?

Toriyama: Além de revistas? Nesse caso, quase nada, na verdade...

10. Sua música favorita (ou banda)

Toriyama: Embora me sinta como se estivesse atrasado para uma festa, eu acho que gosto da banda Yellow Magic Orchestra. Nenhuma música em particular. Parando para pensar no assunto, George Tokoro é bom também.

11. De todos os animais, qual você mais gosta?

Toriyama: Triceratops! (O design é bom)

12. De todos os insetos, qual você mais gosta?

Toriyama: Gafanhotos-migratórios! (Porque o rosto se parece tanto com Kamen Rider que eu involuntariamente quero rir)

13. De todas as plantas, qual você mais gosta?

Toriyama: As palmeiras que preenchem os fundos das minhas histórias em quadrinhos.

14. Se você pudesse reencarnar como uma forma de vida não humana, qual seria?

Toriyama: Uma raposa (porque poderia tomar a forma humana).

15. Quem é seu rival?!

Toriyama: Dr. Senbei (também gosto da Yamabuki-sensei). Espera, você quer dizer um cartunista?

16. Coisas que Clint Eastwood e Akira Toriyama têm em comum (se tiver)

Toriyama: Nós dois somos homens! (De uma forma ou de outra...)

17. O que você gostaria de fazer, além de trabalhar ou dormir

Toriyama: Eu só quero ficar sentado por aí, sem pensar em nada, rindo como um idiota e descansando!

18. Qual você prefere: culinária japonesa ou culinária ocidental?

Toriyama: Sou um ser humano econômico sem gostos ou desgostos!

19. O que você mais gostaria de comer neste momento?

Toriyama: Biscoitos Arale enrolados em algas. Brincadeirinha…

Nota: Arale é um personagem de Dr. Slump, outra obra de Akira Toriyama.

20. Você é melhor: pescando rã ou capturando libélulas?

Toriyama: Pesca de rã! Não gosto de bichos que voam!

21. Quem você acha que é mais forte: Godzilla ou Gamera?

Toriyama: Hmm...Gamera consegue voar, apesar da maneira dele voar ser um pouco ridícula, já o Godzilla não. Godzilla tem 50 metros de altura e o peso de 20.000 toneladas, enquanto que Gamera tem 60 metros de altura e o peso de 80 toneladas...Então eu acho que o mais forte é o Godzilla, mesmo.

22. Você gosta de mulheres que usam óculos?

Toriyama: Gosto!! Eu amo mulheres, independente de usarem óculos ou não!

23. Sabemos que você gosta de construir modelos, então, por favor, diga-nos o que você mais gostou de construir até agora

Toriyama: A arma antiaérea alemã de 20mm da Tamiya que eu passei dois meses alterando aqui e ali enquanto a construía. Uma vez que você começa a construí-los não há intervalos, então eu estou tentando não construí-los agora.

24. Se houver alguma palavra que faça parte da sua vida, por favor, diga-nos qual é

Toriyama: Hmm...Como não estou conseguindo pensar em nada no momento, eu acho que provavelmente não há nenhuma.

25. Uma única coisa que você absolutamente quer fazer, e uma única coisa que você absolutamente acha que não deve fazer

Toriyama: O que eu absolutamente quero fazer……… Absolutamente essa coisa!
O que eu absolutamente não devo fazer……… Eu absolutamente não devo fazer essa coisa!

26. Um único lugar onde você absolutamente quer ir, e um único lugar onde você absolutamente acha que não deve ir

Toriyama: Onde eu absolutamente quero ir……… Absolutamente nesse lugar!
Onde eu absolutamente não devo ir……… Eu absolutamente não devo ir a esse lugar!

(Meu editor tentou me fazer responder "Turquia" para ambos)

Nota: Toruko em japonês significa tanto o país "Turquia", como também "banho turco", um eufemismo para um tipo de estabelecimento particular de prestação de serviços sexuais, rebatizado de Soapland na década de 1980, após reclamações do povo turco.

27. Cite algumas lembranças de sua cidade natal

Toriyama: Se você se refere a Nagoya, com certeza o 'uirō an da kishimen'.

Nota: Dez anos após essa entrevista, o filme Dragon Ball Z: O Homem Mais Forte do Mundo apresentou vilões com nomes sendo trocadilhos baseados em comida da casa de Toriyama, em Nagoya. Mais precisamente estes dois alimentos: Dr. Wheelo tem seu nome baseado em Uirō (um bolo de arroz cozido no vapor), enquanto Kishime tem seu nome baseado em Kishimen (um macarrão feito de tiras).

28. Para encerrar, algumas palavras para os leitores de Pafu, por favor

Toriyama: N'cha! Sejam gentis comigo!

Guias

Categorias