11 de setembro de 2019

As falsas memórias no 11 de setembro sobre a interrupção de "Dragon Ball Z"


Onde estava você na manhã da terça-feira, dia 11 de setembro de 2001? Naquele dia, um dos mais terríveis eventos do século atual aconteceu. E com ele nasceu uma das maiores lendas da internet brasileira, a de que o episódio 245 de Dragon Ball Z em que Goku se transforma em Super Saiyajin 3 foi interrompido pelo plantão da Globo. 
Compartilho com vocês a matéria do site NaTelinha, que explica bem o por que de tantas pessoas acreditarem nessa lenda. Além disso, veja uma NOTA minha (Thay), dona do blog Dragon Ball Fanson, sobre o que eu me lembro daquele fatídico dia.
Matéria do NaTelinha:
Há 18 anos, ocorria um dos atentados terroristas mais chocantes da história. Foi quando dois aviões se jogaram contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O 11 de setembro também deu início a uma das maiores lendas na internet brasileira, a de que um episódio de "Dragon Ball Z" em que Goku se transformava em Super Sayajin 3 foi interrompido pelo plantão da Globo.
Em 2015, uma reportagem de grande repercussão do NaTelinha desmistificou, com dados e provas, que isso não aconteceu. O assunto continua rendendo, e tem gente que jura que viu Goku, no auge de seu poder, ser cortado bruscamente. Novamente: não é verdade.
Alguns vídeos no YouTube, no entanto, ajudam a disseminar a mentira, gerando o famoso "efeito Mandela", uma teoria que se baseia em grupo de pessoas que tem memórias alternativas semelhantes sobre eventos passados.
As pessoas que têm essas memórias afirmam categoricamente que suas experiências foram verdadeiras, mas que não aconteceram realmente. Elas não estão mentindo, apenas acreditam em uma lembrança que viveram, mas que não ocorreu.
Uma dessas falsas memórias coletivas ainda é Goku ter sido cortado pela Globo para que o plantão, dado por Carlos Nascimento na época, fosse feito. Mas, repetimos: isso é uma mentira que se tornou verdade, ou que tentou se tornar.
Reiteramos que "Dragon Ball Z" sequer foi transmitido naquele 11 de setembro. O primeiro plantão com Nascimento foi dado às 9h45, com duração de aproximadamente cinco minutos. Por volta das 10h, um novo foi dado, pouco antes do segundo avião se chocar. O programa que foi cancelado foi "Bambuluá", de Angélica. E por consequência, a "TV Globinho".
Com o segundo plantão sendo dado às 10h, seria impossível "Dragon Ball Z" ter sido interrompido, porque ele só ia ao ar às 11h30. E outra, a animação estreou em 23 de julho daquele ano na emissora, então nem a cronologia bate para que Goku virasse  Super Sayajin 3 em 11 de setembro.
Não adianta bater o pé, jurar que viu, porque não viu. Afinal, isso não aconteceu. Apenas uma falsa memória coletiva tomou conta da web e ganhou cada vez mais adeptos.
NOTA:
Eu (Thay), com meus 7 anos de idade, estava em casa na manhã da terça-feira, dia 11 de setembro de 2001.
Mais precisamente eu estava dormindo quando tudo aconteceu. Me lembro de acordar dez e pouco da manhã para ser a primeira a pegar o controle da TV e assim poder assistir Dragon Ball Z quando começasse, às 11h30. Quando eu cheguei na sala, meu pai já estava lá deitado no sofá assistindo o atentado pela TV. 
Ele havia acordado um pouco antes do primeiro plantão da Globo. Perguntei para ele o que havia acontecido. Depois disso, sentei-me no chão e acompanhei a programação até 12h, que era o meu horário de ir tomar banho para ir a escola. Não passou Dragon Ball Z no dia 11 de setembro de 2001!

Guias

Categorias