4 de julho de 2019

Akira Toriyama odeia Vegeta?



STATUS: Uma vez teve toques de verdade, mas hoje em dia parece ser falso.

Na segunda parte da “Akira Toriyama Super Interview” incluída no segundo guia da Daizenshuu no Japão, como um contraste na hora de falar sobre seus personagens favoritos, o autor original do mangá Dragon Ball soltou o seguinte rumor:

“Com Vegeta, bem, eu não gosto muito dele, mas ele foi extremamente útil de se ter por perto."

Traduções alternativas desta linha, juntamente com décadas de discussões entre os fãs, transformaram isso em um muito pesado "Toriyama odeia Vegeta", o que não é necessariamente o caso. Realmente parecia que Toriyama não gostava muito de Vegeta (e para ser justo, o Príncipe dos Saiyajins não era um personagem particularmente “agradável”...!), mas "ódio" é uma palavra muito forte para se usar aqui. De fato, Vegeta era um personagem muito conveniente de se ter por perto após a saga Saiyajin, levando a algumas lutas incrivelmente memoráveis durante as primeiras perseguições no Planeta Namekusei, para não mencionar a capacidade de introduzir ainda mais saiyajins - no caso, Trunks – na mistura mais tarde.

Talvez a primeira prova de que Toriyama não abrigou tais sentimentos duros por Vegeta veio com Neko Majin Z 3 em 2004, onde Vegeta se envolve nas maluquices do Neko Majin-verso. Ao longo do capítulo Vegeta de alguma forma nunca foge do personagem e até sente raiva de estar sendo usado em um mangá de comédia. A partir disso, parece claro que, Toriyama havia gostado de usar o sempre sério Vegeta como um "cara rígido", onde a comédia em si brincaria com a determinação dele em manter a própria dignidade.





Nesse mundo de Batalha dos Deuses, tudo parece claro como uma pintura em uma parede. No filme de 2013 (cuja história foi feita pelo próprio Toriyama), Vegeta desempenha um papel de apoio substancial em partes de ação e comédia, até mesmo sendo reconhecido por superar Goku em força.






Mais recentemente, como parte do "Super Q&A" dentro da edição de março de 2014 da Saikyo Jump no Japão (e mais especificamente no seu Episode of Bardock “Super Kanzenban”) Toriyama disse o seguinte:

“Quanto ao Vegeta, no caso de se falar de outro filme de animação, da próxima vez eu gostaria que ele desempenhasse o papel principal. (Claro, isso não é nada mais do que intenções, e eu ainda não decidi nada).”

Seria fácil proferir acusações sobre Toriyama ser um “hipócrita” ou contraditório em suas opiniões, mas considere o momento e as circunstâncias envolvidas. Tendo tomado uma pausa bem merecida depois de terminar Dragon Ball, o retorno de Toriyama à série e seus personagens tantos anos depois lhe proporcionou uma oportunidade de reavaliar completamente cada faceta de sua criação. Certamente não é nenhuma surpresa vê-lo encontrar um novo interesse nas áreas que pode ter negligenciado antes!

Via: Kanzenshuu
Tradução: Dragon Ball Fanson

Guias

Categorias